O que é?
A catarata é a opacificação do cristalino, o que resulta na diminuição progressiva da visão, e pode levar à cegueira. Na maioria das vezes, a doença decorre do processo natural de envelhecimento, afetando, principalmente, pessoas com mais de 50 anos. Entretanto, fatores como hereditariedade, traumas oculares, diabetes e uso de corticoides também podem fazer com que o paciente desenvolva a doença.
A catarata está entre as principais causas de cegueira do mundo, porém, é reversível por meio de cirurgia.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são embaçamento da visão, ofuscamento pela luz do sol e farol de carro, e dificuldade de enxergar, aumentando com pouco ou excesso de luz.
Tipos
Congênita: é a opacidade do cristalino desde o nascimento. Acontece quando a mãe tem alguma doença que atinge o feto durante a gravidez.
Senil: é a mais comum. Ocorre pelo processo natural de envelhecimento, normalmente, a partir dos 50 anos.
Traumática: é provocada por acidentes que lesionam o olho ou pelo uso prolongado e excessivo de corticoide (via oral, nasal ou colírio).
Tratamento
Após a detecção, realizada na consulta com um oftalmologista, o único tratamento para a catarata é a cirurgia. Não existem colírios ou óculos capazes de solucioná-la. Para saber mais sobre a cirurgia, acesse a página de cirurgia de catarata.
Dicas Bela Vista Hospital Oftalmológico
- Evite o uso de colírios corticoides sem o acompanhamento do oftalmologista;
- Controle o diabetes.
- Recém-nascidos devem ser examinados por um oftalmologista (Teste do Olhinho) para verificar a presença de catarata, visando evitar que o desenvolvimento da visão seja afetado.