O que é?
A retinopatia diabética é caracterizada pela manifestação do diabetes nos vasos sanguíneos da retina, e está incluída entre as grandes causas de cegueira no mundo.
Sintomas
O principal sintoma da doença é a baixa visão, por alteração dos vasos retinianos e formação de vasos anômalos, que sangram com facilidade dentro do olho. Porém, alguns pacientes só notam alterações quando a doença já atingiu a mácula, responsável pela visão central.
Tratamento
O tratamento deve começar de imediato para evitar a progressão, e consiste em fotocoagulação a laser, procedimento padrão para selar os vasos sanguíneos da retina. Em alguns casos pode estar recomendada a aplicação de medicamentos e também cirurgias para controlar a progressão da doença e recuperar a visão.
Dica Bela Vista Hospital Oftalmológico
- Um ponto de destaque é a importância do controle glicêmico para retardar o aparecimento do problema ou diminuir sua gravidade;
- Pessoas diabéticas são mais propensas a ter hipertensão arterial e, por isso, devem manter a pressão controlada para não agravar a retinopatia diabética.